História Moderna

Época Moderna (1453-1789)
 A época moderna começa em 1453 e termina com a Revolução Francesa. Um grande ocorrido na idade moderna são as formações dos estados modernos. Com o fim do poder descentralizado na Idade média houve a Monarquia Nacional ou Estado Moderno onde o rei exercerá efetivamente sua autoridade sobre o território sob sua jurisdição.
 Portugal foi o primeiro país da Europa Ocidental a tornar-se um estado moderno que ocorreu após a Revolução de Avis (1383-1385). Na Espanha começou o estado moderno com a expulsão dos muçulmanos na península ibérica (1492). Na Inglaterra está ligada a guerra das duas rosas (1455-1485). Já na França o estado moderno se instala após a guerra dos três Henriques (confronto entre católicos e protestantes).
  • Expansão Maritma Comercial:
    • Renascimento urbano:(transição do feudo para um sistema mais capitalista e além da transição da idade média para a idade moderna);Renascimento comercial
  • Mercantilismo: É a política econômica do estado moderno onde tinha como suas caracteristicas o Metalismo, Balança Comercial Favorável, Protecionismo,Monopólio Comercial.
    • Metalismo: O estado moderno tinha como medida de sua riqueza através da quantidade que aquele estado tem em minerais preciosos como o ouro por exemplo.
    • Balança Comercial Favorável: Esse processo é usado até hoje pelos países, onde eles visam o crescimento da economia através do ato de exportar mais que importar produto, de maneira mais resumida eles visam vender mais do que comprar.
    • Protecionismo:O Protecionismo é a teoria que propõe um conjunto de medidas econômicas que favorecem as atividades internas em detrimento da concorrência estrangeira. Em outras palavras são medidas que o governo toma para aumentar o preço do produtos externos fazendo com que a venda dos produtos nacionais sejam protegidos, como por exemplo a alfandegaria.
    • Monopólio Comercial: O monopólio é uma atitude que o governo português tomou onde a colônia só pode comprar os produtos de sua metrópole. Há um tempo atrás isso era chamado de pacto colonial mas saiu de uso já que não existia um acordo formal.
  O Renascimento havia como principal caracteristica o Antropocentrismo ( o homem no centro do universo) onde as coisas que ocorriam não eram graças a deus e sim graças ao homem.
 O protestantismo: O protestantismo era uma outra religião criada por Martinho Lutero, que de tanto discordar com a religião católica deixou 95 teses na porta de uma igreja mostrando oque precisa se reformar no catolicismo esse por sua vez não gostou nada do que foi feito por Lutero onde uma de suas teses dizia que a igreja não poderia cobrar nem um tipo de custo de seus fiéis de acordo com oque eles possuem, a nobreza por sua vez aprovou a idéia de Lutero e garantiu proteção para ele na Alemanha.
 O Calvinismo: O calvinismo é um processo contrário do protestantismo, enquanto Lutero fizera a Igreja subordinada ao estado, Calvino Faz o Estado subordinado á Igreja. Como Lutero Calvino só reconhecia a autoridade das sagradas escrituras mas diferenciava dele ao afirmar que a fé é um dom de deus e os que possuíam foram previamente escolhidos. O calvinismo prega que o trabalho e a forma de livrar o homem do pecado cometido e que o ganho deveria ser investido no trabalho para que assim gere mais trabalho.
 Esses dois ideais foram ao movimento oposto da igreja e foram denominados Reforma pois queria a reformulação da igreja. Por outro lado a Igreja precisava fazer algo para parar isso pois estavam perdendo muito fiéis e com isso muito dinheiro foi então que criaram a Contra-reforma dentre ela a medida mais significativa foi a criação da companhia de Jesus (jesuítas) e a criação do termo Index Librorum Prohibitorum livros proibidos da igreja católica.

Iluminismo:
 O iluminismo foi um movimento de intelectuais na Europa que procurou colocar a razão a cima de tudo, por isso esse movimento foi contra os abusos da igreja católica.O grande palco do iluminismo ocorreu na frança onde além de ser contra os ideais pregados pela igreja eram contra o Absolutismo onde o rei poderia mandar e desmandar em tudo! Dentre os representantes do iluminismo se destacam John Locke , Montesquieu, Voltaire e Jean Jacques Rousseau. O iluminismo é apenas uma preparação do terreno para a grande revolução francesa que está por vir que marca o inicio da história contemporânea.

6 comentários:

  1. isso é um resumo imagine o texto inteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahahah tentei fazer um "resumo" bem completo pra vocês estudarem para o vestiba =)

      Excluir
  2. Protencionismo-ou-Protecionismo
    Palabra-ou-Palavra

    ResponderExcluir
  3. tirando os erros ortográficos,resumo muito bom :D

    ResponderExcluir
  4. gostei muito mas,,faltou algo na idade média de como foi a separação de Maomé e seus seguidores..e mais na terceira fase 750 -1258 os Árabes se dividiram onde entra realmente a fase da palestina e dos israelita ...

    ResponderExcluir