Idade média

Idade média

Visão geral:
O que mais marca a idade média é sem duvida a fortíssima desigualdade social do clero e nobreza em relação ao povo onde o clero era os personagens religiosos a nobreza eram os grandes proprietários de terras e o povo em sua grande maioria eram pequenos comerciantes e artesãos.
O sistema político que marcou de fato essa época foi o feudalismo. Invasões e guerras serão constantes nesse período assim como a criação de novos estados..

Idade Média:
Antes de tudo vamos nos situar em que parte da hístoria estamos, idade média começa com a queda do Império Romano do Ocidente que foram invadidos por bárbaros, e termina com a invasão dos turcos na constantinopla

Império Bizantinos:
  Com a queda do Império Romano do Ocidente apenas sobrou o lado oriental cujo sua capital era a  conhecida constantinopla (hoje Istambul). Sua localização geográfica foi algo que favoreceu muito o imperio com sua resistência contra os barbaros, pois eram cercados por água e onde não possia água construiram uma muralha dificultando as invasões de povos estrangeiros além de se localizar entre a ásia e a europa justificando assim o intenso fluxo de comercio naquela região.
  Os bizantinos nada mais são o que sobrou do Império Romano, muita gente pensa que seria um povo diferente mas é aquele povo que resistiu a invesão barbaras e foram chamados de bizantinos.
  A política Bizantina era um política extremamente absolutista e seu principal governante era Justiniano (governou 527 até 565) pegando as terras tomadas pelos barbaros novamente e anexando ao seu território. Além disso ampliou o território em direção ao norte da África, Penísula Ibérica e Ibérica  e ainda fez o primeiro código civil da humanidade ( o primeiro codigo penal foi feito no egito) código justiniano ou corpus juris civilis. A cultura bizantina em geral influenciou muito no campo da jurisdição .
Justiniano como todo imperador absolutista queria todo o poder possivel em suas mãos incluindo controlar a igreja que na época afirmava que o poder absolutista era vindo e escolhido por deus, onde o imperador é o escolhido divino surgiu ai a expressão cesaropapismo, na época na própria igreja havia muitas discussões e desentendimentos mas Justiniano queria unificar a Igreja para ter mais contrele ainda sobre ela.
   Com a morte de justiniano o povo ficou feliz pois estava consado de altos impostos, grande autoritarismo e com o veto de vendo de imagens sagradas

Civilização Islâmica:
Barbaros:
Germanos:
Francos:

Feudalismo
O esfacelamento do Império Romano do Ocidente e as invasões bárbaras, ocorridas em diversas regiões da Europa, favoreceram sensivelmente as mudanças econômicas e sociais que vão sendo introduzidas e que alteraram completamente o sistema de propriedade e de produção característicos da Antiguidade principalmente na Europa Ocidental. Essas mudanças acabam revelando um novo sistema econômico, político e social que veio a se chamar Feudalismo.
As Principais características do feudalismo é o poder totalmente descentralizado nas mão de senhores feudais onde o rei não manda em nada, além de o trabalho servil e a economia baseada na agricultura de subsistência e o principal meio de compra é o escambo (troca de mercadoria) isso tudo vai mudar com o surgimento do estado moderno onde haverá a criação da moeda.
  A sociedade era dividida em Cleros, que rezavam, os senhores nobres, donos do feudo, e os vasalos que trabalhavam para os senhores feudais que moravam no feudo pela troca de favor de plantar e em troca recebe a proteção.Uma característica marcante no feudalismo é o trabalho servil e suas obrigatoridades (impostos) como a capitação que era o tributo pago por pessoa , a talha que era o pagamento da parte de produção e o dízimo que era 10% da renda para a igreja

A Igreja Medieval:
  A igreja foi uma instituição que resistiu aos ataques de bárbaros e invasores sob a idade média e além de resistir foi ganhando força e com isso com o passar do tempo de oprimida passou a oprimir principalmente os chamados hereges que eram contra a igreja com torturar e até a morte.
 Em 1096 a igreja começa a perder o domínio territorial para os turcos por isso ela "contra atacou" com suas cruzadas que foram expedições que serviam para reconquistar os fieis perdidos ao longo do tempo e também pegar terras próximas a jerusalém com o intuito econômico(no geral houveram 8 Cruzadas). Quem bancava as cruzadas eram os nobres senhores feudais e como consequência disso no final das 8 cruzadas a nobreza estava pobre e o rei se beneficiou disso oque abria caminho para a centralização do poder nas mãos do rei.

Fim da Idade Média para a Idade Moderna
 O renascimento comercial
Ao longo de toda a Idade média o sistema econômico nos feudos era praticamente auto-sustentável, havia pequenas importações e exportações, mas muito valorizadas no comercio europeu. A partir do seculo XI houve o chamado renascimento comercial. Que muda o sistema econômico crescendo aqueles que se especializaram no comercio, os burgueses, e com isso as cidades passam a crescer. No meio de tudo os reis estavam tentando retomar o seu poder aproveitando a fraqueza do exercito dos senhores feudais e contou com a ajuda dos burgueses que apoiou o rei e no fim acabou tendo o seu poder de volta e retomando a centralização política. Começa aí uma nova fase: época moderna.

Um comentário:

  1. Eu queria saber quais as desigualdades sociais durante a idade média e a de agora comuns😢😢

    ResponderExcluir