Antiguidade Clássica (grécia)

Antiguidade Clássica (grécia)
A grécia é algo muito difícil de se tratar, quando falamos dela lembramos de Esparta e Atenas. Mas vale lembrar que essas duas são cidades-estados (como era a divisão da Grécia na época) que possuem características muito distintas! Uma cidade poderia tomar suas próprias decisões sem a interferência de outras e apesar das rivalidades entre as próprias cidades estados da grécia elas poderiam se juntar para defender seu território (como veremos mais para frente).

Características das cidades estados (duas principais): 
Em atenas  a sua sociedade era dividida em eupátridas (os bem-nascidos) que possuiam cargos políticos e grandes terras, os georgoi logo depois que eram os pequenos proprietários;metecos que dedicavam para atividade artesanais e mercantis e por ultimo em sua escala social estavam os escravos. 
Atenas: o berço da democracia
- democracia: governo do povo
- as assembléias
- cidadãos: homens, nascidos na cidade, adultos e livres
- Escravidão: dívidas e guerras
- Desenvolvimento artístico, filosófico e cultural 
Esparta: a cidade guerreira 
A sociedade espartana era dividida em:
  • Espartanos: No caso decendiam de fundadores de Esparta e por isso eram os únicos que podiam exercer os direitos de cidadania e participar do governo
  • Periécos: Eram antigos habitantes da região mas não era cidadãos e normalmente deidicavam-se a área do comercio
  • Hilotas: Cultivavam as terras dos Espartanos. (nao eram escravos)
O governo de Esparta ficava nas mãos dos éforos(cinco dirigentes eleitos por um ano pela Àpela que era a assembléia do povo) que escolhiam seus dois reis (Diarquia). A Gerúsia era composta por 28 anciãos que possuiam mais de 60 anos nomeados pelos espartanos com o cargo vitalício (até a morte) onde eles propunhavam leis e eram como juízes das causas criminais. A Apelá por sua vez era constituida por espartanos com mais de 30 anos e aprovavam (ou não) as leis feitas pela gerusia

- formação de soldados para a guerra
- educação militar
- mulher: deveria ser uma “boa reprodutora”
Como muitos sabem a grécia é o berço da filosofia isso por diversos motivos entre eles a sua localização, comercio, religião politeista que facilitava a crença de outros deuses, a circulação de pessoas e com isso ideias.

Guerras médicas ou Gregco-Pérsicas (490-479 a.C)
A guerra médicas começou com um pequeno território que pertencia aos persas mas que eram habitados por gregos, portanto Dário (rei persa na época) começou a pressionar e exigir o pagamento de imposto na região, por sua vez os habitantes ali se revoltaram contra os persas e aliaram-se com atenas. Devido a esse movimento Dário contra atacou iniciando a Guerra.

Guerras do Peloponeso (431-404 a.C)
Durante a guerra médicas as cidades estados gregas se unem contra os persas com a liderança das duas maiores cidades estado: Atenas e Esparta com sua inteligência e força respectivamente mas após o fim da guerra as duas cidades entraram em conflito pois estavam disputando a hegemonia na grécia. No fim das contas Atenas se rende e Esparta se torna a maior hegemonia grega. Mas após isso com o desgate de duas guerras seguidas na grecia toda a grecia estava destruida e vunerável para qualquer adversário foi ai que o rei macedônico Felipe II invade a guerra começando a expansão macedônica e conquistando vários territorios gregos mas felipe morre no decorrer e seu filho Alexandre Magno termina de conquistar a grecia e logo depois vai conquistar a persia sobrando apenas três grandes impérios: Egito, Macedônia e Síria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário